30 outubro 2010

O Brinquedo Certo!

Descubra o brinquedo certo para o seu filho

Pediatra explica quais são os itens mais adequados pra cada idade e ressalta a importância da indicação de faixa etária

Às vezes a dúvida surge: qual presente dar para os pequenos? Mais importante do que a escolha do brinquedo é a presença dos pais nas brincadeiras, mesmo que seja por 30 minutos.

Essa é a opinião do pediatra Moises Chencinski, autor do livro "Gerar e Nascer – um canto de amor e aconchego", que esclarece que também é essencial dar um produto para as crianças que corresponda a sua faixa etária. “Alguns pais compram peças recomendadas para idades maiores que as das crianças, esperando que o objeto acelere o processo de desenvolvimento, mas o que acontece é o desestímulo e desinteresse”, explica.

Confira as dicas do especialista sobre os brinquedos ideais para cada idade:

3 meses

O bebê começou a brincar, e nessa idade isso quer dizer agitar brinquedos. Aposte nos objetos que fazem barulho; eles instigam o seu filho a descobrir de onde o som vem.

4 a 5 meses

Com um alcance visual maior, os brinquedos mais legais para o bebê são os brilhantes. A dica é deixá-lo deitado com vários itens para ele se divertir. No entanto, é importante lembrar de não colocar ao alcance dele brinquedos duros, que podem machucar a boca, ou com peças pequenas, com as quais ele pode se engasgar.

6-8 meses

Agora ele já consegue se equilibrar sentado, e essa é a maior aventura de todas. Você pode dá-lo brinquedos que façam ruído, mas não se esqueça de forrar a sala com almofadas, para evitar machucados.

9-11 meses

Essa é a fase em que todas as descobertas se unem. O bebê começa a engatinhar, ficar de pé, dar os primeiros passos. Assim, brinquedos com som, cores, botões e formatos diferentes vão entreter o seu pequeno facilmente. Só não esqueça de tomar cuidado com as peças pequenas, porque, mesmo com todas as novidades, eles ainda terminam levando tudo à boca.

1 ano

Cores, formas, sons, tamanhos e texturas ganham importância, porque é no primeiro ano de vida que as crianças, encaixando e desencaixando, construindo pilhas e derrubando, aprendem a reconhecer essas características.

1 a 3 anos

Com os primeiros passos do pequeno, nessa idade brinquedos que o incentivem a andar – que possam ser empurrados ou puxados - são a melhor opção. Bonecos grandes também são legais, pois ajudam as crianças a reconhecerem as partes do corpo.

5 – 7 anos

Fase da alfabetização. Aposte em jogos que envolvam letrinhas e estimulem seu filho a pensar e realizar associações elas e o som das palavras. 

7-10 anos

Já crescidinhas, as crianças se tornam mais competitivas: gostam de jogos de raciocínio lógico e de atividades físicas. Bicicletas, patins e outros acessórios são boas escolhas..
 

 

Ainda fuçando, achei um site legal que calcula as probabilidades de seu bebê nascer com olhos azuis, verdes ou castanhos! Site
 
BJus a todos e até o próximo Post!!!