07 junho 2015

Música e Contação de Histórias - Coisa de Mãe!



Muito divertido e emocionante é misturar contação de histórias e música. O meu pequeno com certeza gostou e levarei mais vezes, pois foi uma alegria pra mim vê-lo concentrado assistindo. Foi uma ótima idéia aliar algo que ele gosta tanto que é a música a uma bela história, já que ele não gosta tanto de ouvir historinhas, por ser muito agitado. Levei-o para assistir um espetáculo no shopping iguatemi aqui em fortaleza do grupo Encantos e recomendo, pois é maravilhoso! Segue vídeo que mostra um dos espetáculos, tema The Beatles!




Ahhh, Aproveitei e pesquisei uma pouco sobre a contação de histórias e seus benefícios...

A leitura de histórias infantis, ajudam no desenvolvimento do pensamento cultural e na personalidade das crianças. A literatura infantil é um processo desafiador e motivador, que transforma uma  pessoa completamente, ajudando-a a ser mais responsável e crítica. É aí que entra a função da escola, que é de desenvolver na criança o hábito pela leitura. O gosto pela leitura é através de dois fatores: a curiosidade e o exemplo (este que deve ser dado tanto pelos professores quanto pelos pais).
A contação de histórias provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade.
As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequencia lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estimulo e interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita, etc.
Por este contexto,é que cada vez mais as escolas e os pais devem adotar a literatura infantil para a educação das crianças, pois somente assim formarão adultos competentes e responsáveis na formação de um mundo melhor.
Vou deixando aqui uma fotinha da apresentação de ontem....

Então, é isso... próxima semana o Grupo Encantos se apresentará novamente e nós como já viramos fãs. Estaremos lá às 16 horas no espaço de convivência do shopping iguatemi em fortaleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário