05 dezembro 2009

Dicas para mulheres'' Como tratar pêlos encravados?''



Calor, praia, piscina, biquíni e pernas à mostra, motivos de sobra para não dispensar a depilação na estação mais quente do ano. O problema é que muitas vezes o resultado não é uma pele lisinha como você desejava. Surgem aquelas bolinhas ou pontinhos desagradáveis nas áreas mais sensíveis do corpo, como virilha e axila, que são sinais de pêlos encravados.

Por que os pêlos encravam?

Os pêlos encravam porque ficam enfraquecidos e não têm força suficiente para romper a camada superficial da pele para continuar o crescimento. Essa fraqueza pode ser causada por vários motivos como pele ressecada, distúrbios hormonais, excesso de queratina na pele, atrito constante da roupa com a pele e pela constante remoção dos pêlos, seja através da depilação com cera quente, cera fria, lâmina ou cremes depilatórios.

Como resolver o problema?

Existem diversos procedimentos simples, que você pode fazer em casa mesmo e são ótimos para tratar pêlos encravados. A primeira dica, senão a mais importante de todas, é resistir à tentação e jamais cutucar a pele para tentar remover o pêlo encravado. Além de piorar, você se machuca e ainda pode deixar sua pele toda marcada.
A esfoliação pode ajudar, mas não resolve o problema, já que toda vez que o pêlo crescer novamente pode acabar encravando. Prefira os esfoliantes corporais com grânulos, que ajudam na remoção das células mortas e afinam a pele para facilitar a passagem dos pêlos.
Use cremes que possuam ingredientes como uréia, ácido salicílico, peróxido de benzoíla e ácido retinóico em sua composição. Se usados com freqüência, eles ajudam a desencravar os pêlos. Em caso de inflamação do pêlo encravado, o melhor é procurar um dermatologista, que irá indicar um tratamento é feito com antibióticos de uso local.

Evite

- Tomar banhos muito quentes e demorados;
- Usar roupas muito apertadas;
- Tomar sol ou passar creme hidratante, desodorante ou outros cosméticos na área depilada nas 24 horas seguintes à depilação;
- Usar medicamentos para tratar pêlos encravados sem antes consultar um dermatologista.

Por Deborah Busko
deborah@dicasdemulher.com.br

2 comentários:

  1. Já estava sentindo falta dos posts. Vou indicar seu blog para as mulheres daqui da minha iurd.
    Um abraço
    Fica com Deus querida.

    ResponderExcluir
  2. éééé eu tb sinto falta, se eu pudese postava mais...só consigo postar fds. :( ..........
    Obrigadaaaa por sua atenção! fica com Deus vc tb!

    ResponderExcluir