12 fevereiro 2014

Minha Primeira Tarefinha + Gagueira...

Oi personas...rs

Hoje foi um dia perfeito...
Meu pequeno trouxe a primeira tarefinha para casa, que liindo, e eu que tive que fazer. Ensinei a ele que já foi um bebê e hoje é um menino, por fim colei a fotinha dele no livro....com uma certa pena, mas colei...porque cada foto que tenho dele é única...rs


Tenho notado que o Lucas está mais sociável e conversando melhor, mas infelizmente ele tem gaguejado, preocupada, já estou pensando em marcar a fono...mas, antecipando dei uma espiadinha na web e encontrei um artigo >> Meu filho está gaguejando, o que fazer?
De acordo com o artigo, feito com base na opinião de uma fonoaudióloga chamada Jamile Elias...Algumas crianças na idade de 3 ou 4 anos desenvolvem esta disfluência fisiológica vulgo gagueira...rsrs dura normalmente uns 8 meses e depois some naturalmente...(Graças a Deus!)
Mas, porém, entretanto....Nós pais podemos contribuir para que fiquem traumas na criança caso fiquemos pressionando-os para que falem corretamente...

Tipos de gagueira...
Gagueira "hereditária" - A disfluência fisiológica pode se tornar patológica dependendo de fatores hereditários, genéticos e ambientais. Uma criança que tem história na família de gagueira tem maiores riscos de apresentar uma disfluência patológica.
Exagero dos pais - Quando a família exige um perfeccionismo em tudo o que a criança fala, se cria um nível de tensão. Isso pode desencadear uma disfluência. Neste caso, a criança tem a percepção de que não fala bem e ao tentar falar "direito" como os pais (falando devagar e pensando no que vai falar), o pequeno fica tenso e nervoso, agravando sua disfluência.

Dicas:
Não dizer para a criança falar devagar ou respirar fundo. Isso é um começo para que a criança não se sinta um mal falante e fique tensa na hora de falar.
Não termine a frase pela criança. Se a mamãe ou papai já sabem o que a criança quer, para quê que ela vai continuar falando?
Escute com muita paciência e sem demonstrar impaciência com a fala do seu filho que apresenta disfluência (gagueira).
Faça da hora da comunicação um período de prazer. Cante, conte histórias e brinque com a criança.
Valorize o que a criança tem a dizer e não o como ela diz. A criança se sente "fortalecida" quando consegue passar sua idéia, não necessariamente construindo perfeitamente a frase. Ela se sentirá estimulada.

Fonte: Guia do Bebê


Um comentário:

  1. Awm Lara, poxa muito obrigada pelo apoio, isso me ajuda muuuuuuito! agradeço de coração ♥

    www.trechyteen.com

    ResponderExcluir